top of page

HISTÓRIA DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS 

 

 

OCUPAÇÃO DOS JESUÍTAS (FAXINAL)

 

A colonização da região de Faxinal é relativamente recente, embora existam indícios históricos de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí. Porém apenas no século XX, após a década de trinta, é que a concessão de terras pelo governo do estado a uma colonizadora inglesa, propiciou a ocupação do território. Em 27 de janeiro de 1926, o Decreto-Lei-Estadual n.º 85, criou o distrito policial de São Sebastião. O Decreto n.º 1.435, de 25 de junho de 1931(quinta Feira), criou o Distrito Judiciário de Faxinal de São Sebastião e dia 14 de novembro de 1951, através da Lei Estadual n.º 790, foi criado o município de Faxinal desmembrando de Apucarana.

 

GRUPO DE EVANGÉLICOS EM DISTRITO POLICIAL DE SÃO SEBASTIÃO (FAXINAL)

 

Começou em terras dos Elói (hoje denominado Bairro do João Vieira), onde existia um templo de madeira pequena e simples e os crentes da época são:Júlio Elói, Antônio Elói, Otavio Sabino de Almeida (Cananéia), os Totós que é os Loureiro de Melo, Eurides Loureiro de Melo, Joaquim Loureiro de Melo e seus filhos José Loureiro de Melo, Laura Loureiro de Melo, João Loureiro de Melo, Antenor Loureiro de Melo, Agenor Loureiro de Melo, Natanael Loureiro de Melo, Isaura Loureiro de Melo, Clara Loureiro de Melo, Eunice Loureiro de Melo, Abel Loureiro de Melo, Josias Loureiro de Melo, Lídia Loureiro de Melo.  Cirilo Alves de Oliveira, pertencia a Igreja Adventista do Sétimo Dia, ficou sabendo através de João do Vale, parente do irmão Otávio Sabino de um movimento Pentecostal,na Cidade de Itararé\Sp, onde também o Lider Pastor Bruno Skolimowviski tinha levado o movimento como na Igreja Primitiva, onde Jesus Batizava os crentes com Espírito Santo e com Fogo, então sabendo disto, Cirilo Alves de Oliveira, e Otávio Sabino, deslocou-se, para ouvir e ver os acontecimentos, foi uma longa viagem de 40(quarenta) dias enfrentando todo tipo de clima, estradas e situações de época e por longos 8(oito) dias para percorrer 350 Km à cavalo. Chegando lá viram e provaram do poder do Evangelho, sendo batizados com Espírito Santo. Voltando ao Distrito Policial de São Sebastião, o irmão Cirilo Alves e Otávio Sabino de Almeida, se reuniu com irmão Joaquim Loureiro de Melo, e no DOMINGO, DIA 15 DE SETEMBRO DE 1929, iniciaram o Movimento Pentecostal primitivo no Distrito Policial de São Sebastião.

 

TESTEMUNHO

 

Foi quando ante a marcha vitoriosa da Assembleia de Deus, alguns homens influentes da cidade encheram-se de inveja e arquitetaram um plano para denunciar os evangélicos dizendo que os crentes eram "fanáticos comunistas”. As autoridades alarmadas pois não tinham ouvido ainda de um movimento destes no Paraná e imediatamente enviaram uma força composta de 18 militares, para dispersarem os extremistas. O oficial que comandava a tropa ordenou a invasão no território da igreja, onde os soldados dispararam suas metralhadoras nas copas dos pinheiros (Araucária), afim de torarem as copas dos mesmos, e depois de desferir várias rajadas de metralhadoras, milagrosamente não caiu nem uma folha sequer dos pinheiros. Foi quando de imediato pararam de atirar e disseram uns aos outros que estavam mal informados e que existiam um mistérios entre os crentes e os fiéis continuaram como antes, calmos, confiantes da proteção divina e não deixaram o grupo de soldados da capital irem embora sem antes dar comida a eles bem como, comida agua e pastagens a todos os cavalos. Foi quando maravilhados ouve conversão de soldados a Cristo Jesus e até as bíblias e hinários que levaram devolveram posteriormente.

 

VINDA DE BRUNO SKOLIMOWVISKI AO DISTRITO POLICIAL DE SÃO SEBASTIÃO (FAXINAL)

 

Pr Bruno Skolimowski chegou em Curitiba, procedente de Petrópolis, Rio de Janeiro, quando sentiu a direção divina para levar a mensagem de poder ao povo do Estado do Paraná, não encontrado sequer um evangélico pentecostal e estando, pois, sozinho. Compreendeu, no entanto, que Deus o dirigia para pregar o evangelho aos poloneses, na sua própria língua, em razão da grande colônia existente em Curitiba.

 

Em fins de março de 1929, trouxe toda a família e foi residir na rua Silva Jardim, mudando-se depois para a rua Ébano Pereira e mais tarde para a rua Visconde do Rio Branco, onde se encontrou com o Pastor Erich Ostermoor, dirigente da Igreja Congregacional, o qual observou em Bruno um homem diferente dos outros e se chegou a ele, perguntando qual era sua ocupação e o que estava fazendo em Curitiba. Quando ele respondeu que era um evangelista enviado por Deus para pregar o evangelho aos curitibanos, foi logo convidado para assistir os cultos da IGREJA CONGREGACIONAL, onde teve a oportunidade de anunciar o batismo com o Espírito Santo, ocasião em que alguns rejeitaram a nova doutrina, mas com a aceitação de outros. Começou a fazer reuniões de oração e sua casa, assistida por poloneses, alemães e ucranianos, pois além do polonês sua língua vernácula, ele falava muito bem Italiano, Ucraniano, Alemão e o Português. Pregou o evangelho completo aos seus compatriotas dali e das demais colônias estabelecidas, com resultado satisfatório, quando em outubro de 1929 registrou a Igreja Assembléia de Deus em Curitiba.

 

Os membros fundadores Cirilo Alves de Oliveira, Otário Sabino e Joaquim Loureiro de Melo, trabalharam com afinco pelo obra e pelo pentecostalismo na região, foi quando em 1937, resolveram escrever uma carta para o pastor Bruno Skolimowviski, dizendo que havia uma Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Distrito Policial de São Sebastião (Faxinal) fundado em 15 de Setembro de 1929, oriunda do movimento Pentecostal pregado em Itararé-SP já de Conhecimento dele, pois em 1931 o mesmo tinha ficado sabendo do movimento e mandou o Pastor Carlos Mazza para orientação aos irmãos foi quando eles pediram por carta para o pastor Bruno vir a Faxinal batizar um grupo de 112 irmãos novos convertidos, e em 1938, novamente se fez necessário a volta do Pastor Bruno Skolimowvisk, pois já tinham 105 membros, foi quando na chegada do referido pastor houve não somente o batismo nas aguas dos novos convertidos como tambem o pastor Bruno vendo que a igreja já contava com centenas de membros, sentiu de Deus de Consagrar, Cirilo Alves de Oliveira, Otávio Sabino e Joaquim Loureiro de Melo, ao Presbitério. Pastor Bruno Skolimowvisk, teve o seu nome cravado nos anais da história faxinalense, porque além de insentivar com a mensagem pentecostal primitiva aos irmãos, também deu toda assistência no período de 1929 'a 1939, SENDO ENTÃO DE FATO O PRIMEIRO PASTOR responsável pela obra de Faxinal . 

 

A eles foram colocados nosso credo:  

 

1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).

2) Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17).

3) Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).

4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).

5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).

6) No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).

7) No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).

8) Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).

9) No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).

10) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).

11) Na Segunda Vinda pré-milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).

12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).

13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).

14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

 

VINDA DE MANOEL JERONIMO DA SILVA e JULIA DA SILVA, COMO SEGUNDO PASTOR AO DISTRITO JUDICIÁRIO DE FAXINAL DE SÃO SEBASTIÃO (FAXINAL)

 

Como é de praxe, a congregação reunida para receber o novo Pastor, sendo então empossado o Pr Manoel Jeronimo da Silva, no ano de 1939. Período de evangelização e do crescimento da congregação, foram longos 3 anos e o distrito começa a ganhar força no estado e então o governo paranaense resolve com o Decreto-Lei n.º 199, de 30 de dezembro de 1943, alterar a denominação de São Sebastião do Faxinal para Faxinal, passando a pertencer a comarca de Apucarana. O fato de se localizar às margens da estrada que ligava Ivaiporã a Apucarana, proporcionou a Faxinal notável progresso. Cidade pequena e pacata, a principal fonte de renda da população encontra-se na agricultura e no comércio de varejo. Sua economia está em pleno desenvolvimento e expansão e com a chegada de novas indústrias no ramo agrícola o município teve uma boa elevação no número de vagas de trabalho no mercado, e a cada dia vinha se firmando como a "Capital do Tomate em Estufa", devido ao número crescente de estufas deste fruto, que estava alavancando a economia da futura cidade. No ano de 1946, Pr Manoel Jeronimo da Silva, se despede indo para a Cidade de Telêmaco Borba/Pr e tornou-se na história da AD Paranaense um dos grandes mensageiros do Deus todo poderoso.

 

VINDA DE ERNESTO MARTINSON COMO 3º PASTOR AGORA DA CIDADE DE FAXINAL

 

Ano de 1946 e substituído os pastores e assim empossado o Pr Ernesto Martinson, no decorrer dos anos, precisava homologar a fundação da AD Faxinal, então reunidos com a liderança da época, foi elaborado o “Estatuto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Faxinal/Pr”. Conforme consta a documentação levantada no 1º Oficio da Capital, devidamente lavrada e registrada no Livro 2, Nº 352 e assinado pelo - RUIY FERREIRA DA LUZ - Oficial do Registro das Pessoas Jurídicas do 1º Oficio da Capital aos 03 de dezembro de 1947 constou em lavratura pública de acordo com a história a data de Fudação de 15 de setembro de 1929 (domingo).

O Diário Oficial têm a responsabilidade de tornar público os atos, levando ao conhecimento de todos os cidadãos, e empresas em todas suas modalidades: Limitada, sociedades de economia mista; empresas públicas; Sociedade Anônima; bem como, Associações, Fundações e Sindicatos. Portanto foi publicado no Diário Oficial - Estado do Paraná o Registro do Estatuto de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Faxinal/Pr. A publicação no Diário Oficial – Estado do Paraná - Nº 232 - Sexta Feira 05 de dezembro de 1947 - Ano XXXV na Página 4. (T-989-1-V)

Que felicidade enorme os assembleianos faxinalenses não estavam? Motivo de alegria certamente não faltavam aos irmão e o Pastor Ernesto Matinson nestes 5 (cincos) anos trabalho com toda força e garra ao lados da nova e primeiríssima diretoria da AD Faxinal além de escola de alfabetização foi conhecido comos um dos pastor mais organizados da época e para melhorar mais ainda, aos 14 de novembro de 1951, através da Lei Estadual n.º 790, foi criado o município de Faxinal e desmembrando de Apucarana.

Quase 1 (ano) se passou e em 1952, Pr Ernesto Martinson, se despede da presidência da AD Faxinal.

 

VINDA DE DANIEL TAVARES BELTRÃO COMO QUARTO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Daniel Tavares Beltrão, no ano de 1952, teve o privilégio de construr em alvenaria o templo sede que na época era da Avenida Paraná que hoje denomina se como Eugênio Bastiani, ficando na presidência até a sua despedida em 1954.

 

VINDA DE FRANCISCO MIRANDA COMO QUINTO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Daniel Tavares Beltrão, no ano de 1952, ficando na presidência até a sua despedida em 1956.

 

VINDA DE LUIS SANTIAGO COMO SEXTO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Daniel Tavares Beltrão, no ano de 1956 e em 21 de abril de 1960 foi estabelecida CIEADEP - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Paraná. Pastor Luis Santiago ficou na presidência até 1969, deixando tambem a sua marca na história com o fundador do Atual Lar "Pastor Luiz Santiago"

 

VINDA DE JOSINO ANTONIO COMO SÉTIMO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Josino Antonio, no ano de 1969, ficando na presidência até a sua despedida em 1973 onde adquiriu o terreno que posteriormente seria a sede atual.

 

VINDA DE MIGUEL PEREIRA DOS SANTOS COMO OITAVO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Miguel Pereira dos Santos, no ano de 1973, contruiu e inaugurou o novo templo sede atual no ano de 1977, ficando na presidência até a sua despedida em 1983.

 

VINDA DE DARCY RIBEIRO COMO NONO PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Darcy Ribeiro, no ano de 1983, ficando na presidência até a sua despedida em 1986.

 

VINDA DE MANOEL CAETANO DA COSTA E JOANA DA SILVA COSTA, COMO 10º PASTOR A (FAXINAL)

E empossado o Pr Manoel Caetano de Souza, no ano de 1986, ficando na presidência até a sua despedida em 1988.

 

VINDA DE MIGUEL PEREIRA DOS SANTOS COMO 11º PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Miguel Pereira dos Santos, no ano de 1988, ficando na presidência até a sua despedida em 2002.

 

VINDA DE LEVI FERREIRA DE PAULO COMO 12º PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Levi Ferreira de Paulo, no ano de 2002, ficando na presidência até a sua despedida em 2004.

 

VINDA DE DIVINO APARECIDO MARTINS COMO 13º PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Levi Ferreira de Paulo, no ano de 2004, ficando na presidência até a sua despedida em 2005.

 

VINDA DE MIGUEL JOSÉ DA SILVA COMO 14º PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Miguel José da Silva, no ano de 2005, ficando na presidência até a sua despedida em 2010.

 

VINDA DE HERCÍLIO TENÓRIO DE BARROS COMO 15º PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Hercílio Tenório de Barros, no ano de 2010, ficando na presidência até a sua despedida em 2014.

 

VINDA DÊNIO STANER STORBEM E MARA AUGUSTO STORBEM, COMO 16º E ATUAL PASTOR DE FAXINAL/PR

E empossado o Pr Denio Staner Storbem, no dia 21 de Junho de 2014

 

A IEADF – IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE FAXINAL ESTADO DO PARANÁ, ou AD FAXINAL como e chamada, conta com 01 Campo Eclesiástico, distribuídos em 12 congregações,

 

2 destas congregações estão instaladas em distrito.. Contamos com 12 ministros, sendo 2 Pastores, 6 Evangelistas, 0 Presbíteros e 0 Diáconos e 0 Cooperadores. Temos 13 igrejas, sendo 1 Sede e 12 congregações, e aproximadamente 0000 membros contando 000 na sede e 00 nas congregações, sem contar os congregados e simpatizantes.

 

 

 

 

Faxinal/Pr, 20 de setembro de 2014

 

 

 

      

 

                Historiador:

                Naor Augusto da Silva (Guto Ramos), filho de um dos Pioneiros do AD Paraná (Sebastião Augusto da Silva);

                Pioneiros da ADFaxinal entre eles o membro mais antigo: Josias Loureiro de Melo de 08/07/1940;

                Cartilha do Cinquentenário, por Miguel Pereira dos Santos;

                Livro História da Assembléia de Deus do Brasil, por Emilio Conte;

                Pastor Dênio Staner Storbem, presidente atual.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2023 por Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Criado por By Guto Ramos

bottom of page